sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


15 de novembro

Dia da Proclamação da República do Brasil

No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de republicanos solicitou ao Marechal Deodoro da Fonseca que cercasse o palácio em que se reunia o gabinete de ministros, presidido pelo ministro Visconde de Ouro Preto e o derrubasse do poder, fato que ocorreu no mesmo dia, de forma inconstitucional. Caíra o governo, mas a monarquia continuara.

Dom Pedro II, reuniu-se, então, com os políticos do partido majoritário para constituir um novo governo. Foi escolhido Gaspar da Silveira Martins, adversário do Marechal Deodoro. Este, indignado, e sentindo-se injustiçado pelo Imperador, assinou o documento que proclamava a República, na noite do dia 15 de novembro de 1889, tornando-se, deste modo, o primeiro presidente brasileiro.

A República Federativa do Brasil, contudo, foi proclamada provisoriamente. Havia a necessidade do pronunciamento definitivo da nação, livremente expressado pelo voto popular, conforme a Constituição brasileira determina. O plebiscito para "referendar" a República foi convocado somente em 1993, ou seja, 104 anos depois de esta ter sido proclamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário