segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Semana da Criança 04 a 07 de Outubro

"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

08 de Setembro dia da Alfabetização


DIA DA ALFABETIZAÇÃO


      A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação.
      A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social e é um fator determinante de mudança e um instrumento prático de poder no que respeita às três vertentes principais do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do ambiente.
A experiência e os estudos efetuados mostram que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os conhecimentos.
Que tal estudar mais?

INDEPENDÊNCIA do BRASIL

7 de setembro: Independência do Brasil

       A Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga em 07 de setembro de 1822, marcou o fim dos laços coloniais entre Portugal e Brasil. Porém, ela começou a ser delineada muito antes desse ato.
Considerada um dos fatos mais importantes da História do País, pode-se dizer que a Independência ´chegou´ com a Família Real Portuguesa.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Projetos Folclore

      Pensando na influência que o Folclore tem no nosso dia dia, a nossa Escola está toda envolvida no projeto, como objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos e dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois sabemos que a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado através das ações desenvolvidas pelas turmas sobre lendas, danças, costumes, mitos, provérbios e adivinhações. Através desse conhecimento os alunos são levados a expressarem maneiras de pensar , sentir agir de um povo, valorizar e reconhecer sua imensa diversidade cultural.



Equipe Escolar Getúlio José da Costa

Alunos Educação Infantil

 A Proposta de trabalho com as Regiões teve sua origem na Educação Enfantil e impulsionou
o envolvimento do Ensino Fundamental com a criação do Projeto "Folclore: Riquesa do nosso povo.



alunos do 1º ano e  4º ano


5º ano


2º ano e 4º ano



3ºano


Cronograma da feira cultural

Folclore : riqueza de nosso povo

08/09/10-Apresentação de Danças
*Samba (1ºano)
*Carimbó(2ºano)

09/09/10- Apresentação de Danças
*Catira (3ºano)
*Xote(4ºano)

10/09/10 Apresentação de Danças
*Dança das fitas (5ºano)
*Boi Bumbá (jardim)

Apresentações teatral
*Lenda da mandioca

Exposição
*Estandes (comidas e artesanatos)

A Escola Convida a todos a Participarem no dia 10/09 as 14:00 hrs
Equipe Getúlio José da Costa.